quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DROGAS...VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A) PARA ENFRENTÁ-LA?!?

As drogas constituem um crescente desafio. No nosso dia-a-dia, desde um simples xarope que contém codeína, passando pelo chá (teína) e pelo cigarro (nicotina) até a morfina usada em anestésicos, tudo são DROGAS.

Maconha, haxixe, ópio, LSD, cocaína e o nosso conhecido ÁLCOOL viciam diariamente centenas de jovens, muitos deles bem próximos a você.

NÃO FIQUE INDIFERENTE A ESTE PROBLEMA. LEIA COM CARINHO E ATENÇÃO. COPIE E DIVULGUE-O. VOCË PODE SALVAR SEU SEMELHANTE. DEUS LHE DARÁ EM DOBRO.

I — O TRAFICANTE

Em 95% dos casos, o início dos jovens na droga é feita por amigos, namorados, colegas. Após induzir o jovem ao vício, mediante a OFERTA GRATUITA das primeiras doses, o traficante (às vezes só um mero "passador", intermediário) ensina ao viciado as gírias, os "macetes", os contatos, os pontos de venda. Às vezes, o viciado, por precisar cada vez mais de dinheiro para financiar seu consumo crescente, começa a comprar quantidades maiores para revenda. Assim, ele vai aliciar facilmente seus amigos, formando sua clientela. O consumo vai aumentando, dificultando também a ação dos pais e da polícia, pois qualquer bailinho, reunião, festinhas no clube, na escola, em residências, etc., podem ser "pontos de revenda".

Como se vê, a repressão é difícil, tornando-se indispensável a fiscalização e a participação de todos nessa tarefa. Veja com quem o seu filho anda e quais os lugares que freqüenta. Isso pode evitar muitos dissabores futuros.



II — A IDADE PERIGOSA

Com a adolescência, geralmente, o jovem tem sua visão de mundo alterada. Os valores deles são outros, contestam as leis, os poderes constituídos: o pai, a mãe, a Igreja, a família, a Pátria, as gerações mais velhas.

O adolescente se afasta do lar, procurando o convívio de jovens de sua idade. É um momento em que o jovem se torna vulnerável. Por isso, se o adolescente começa a ficar arredio, "desligado" demais, impaciente e sem disposição para o diálogo, algo vai mal.

Quando a isso se alia uma queda no desempenho escolar, as drogas podem estar por perto. Use de toda sua paciência e amor, mas de energia, para persuadi-lo dos EXTREMOS PREJUÍZOS QUE A DROGA PODE TRAZER.

III — MOTIVOS QUE LEVAM AO VICIO

a) curiosidade;
b) influência dos amigos;
c) prazer imediato que produzem;
d) fácil acesso e obtenção;
e) ilusão que elas resolverão todos os problemas;
f) mau relacionamento com os pais, e
g) falta de perspectivas.

A curiosidade, a busca do prazer, a atração do "barato" e o modismo são as causas principais para a primeira experiência. Eles vêem a "VIAGEM" como uma experiência agradável e positiva. Mas, sabemos, elas apenas ESCONDEM os problemas por um momento breve. Elas anestesiam, disfarçam as sensações desagradáveis. O consumo pode trazer graves conseqüências físicas e psicológicas ao ser humano. Ao se ver num estado depressivo, o viciado procura novamente o PRAZER ILUSÓRIO da droga e, assim, o vício prossegue indefinidamente.

IV — COMO A DROGA AGE

Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que, ao penetrarem no organismo sob qualquer forma (oral, subcutânea, inaladas, etc.), vão para a corrente sangüínea Ao chegarem ao sistema nervoso central, alteram o equilíbrio, fazendo a pessoa sentir-se "diferente". Normalmente, o ser humano usa drogas como remédios, anestésicos, analgésicos, etc. Todavia, algumas delas fazem com que o paciente crie dependência, necessidade incontrolável de continuar consumindo a substância, mesmo sabendo dos efeitos nocivos que apresentam.

O certo é que o uso prolongado da droga faz com que seu consumo aumente, isto é, o indivíduo irá precisando cada vez mais de uma maior porção para obter o mesmo resultado. Alucinações, distúrbios físicos e mentais poderão ser ocasionados por superdosagem (OVERDOSES) que, geralmente, levam ao coma e à morte.
Conforme o efeito, as drogas podem ser SEDATIVAS, ANALGÉSICAS, NARCÓTICAS, ESTIMULANTES, ALUCINÓGENAS.

V — CARACTERISTICAS / SINTOMAS

MUDANÇA DE HUMOR E DE PERSONALIDADE, MENOR RESPONSABILIDADE.
Tristes num momento e, imediatamente, às vezes, felizes. Alternância de sentimentos anormais de pânico, ansiedade e medo. Ficam desconfiados, nervosos, dissimulados, mal humorados e pouco afetuosos. Não fazem os afazeres domésticos, chegam tarde, esquecem datas importantes e reuniões de família, deixam o quarto desarrumado.

MUDANÇA DE AMIGOS, PASSATEMPOS, INTERESSES, SOLICITAÇÃO DE MAIOR PRIVACIDADE, DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO.

Perdem o interesse pelos estudos, esportes e por outras coisas de que sempre gostaram. Mudam os hábitos, a linguagem, o corte de cabelo, o modo de se vestir, matam aulas, não fazem a lição de casa, recusam-se a discutir sobre seus amigos e atividades, ficam brigões, exploram as fraquezas dos adultos.

DETERIORAÇÃO FISICA E MENTAL.

Aumento dos sentidos do tato, paladar ou olfato, aumento do apetite, raciocínio ilógico e incoerente, perda de peso. Parecem doentes e cansados, sintomas de resfriado crônico, olhos vermelhos, nariz escorrendo, dores de cabeça, manchas roxas, sangramento das gengivas, fraqueza muscular, tremor nas mãos.

ODORES E OBJETOS ESTRANHOS.

Algumas vezes, costumam deixar sinais à volta e em seus quartos, tais como: cheiros estranhos, desodorantes para encobrir o cheiro da droga, incenso, cachimbos, papéis para enrolar "baseados", etc.

VI — EVITANDO AS DROGAS

1) Aprenda tudo o que puder sobre o assunto, pois assim você tomará consciência dos males que as drogas podem trazer. Quando elas não matam, arruinam a vida da pessoa, prejudicam-na na escola, nos relacionamentos, inclusive sexuais, tomando-a doente física, moral e psicologicamente.

2) Procure resistir à influência negativa dos "amigos" e colegas, trocando o círculo de amizades, praticando esportes, envolvendo-se em atividades moralmente elevadas, beneficentes, religiosas, filantrópicas, etc.

3) Dialogue aberta e francamente com os pais, com os mais velhos, com amigos mais esclarecidos, professores.

4) Imponha a você mesmo regras e limites claros quanto ao uso de álcool, do fumo, etc.

A MELHOR FORMA DE EVITAR ABORRECIMENTOS, É EVITAR A PRIMEIRA DOSE, O PRIMEIRO COPO, A PRIMEIRA TRAGADA. Você não sabe o seu grau de dependência e as conseqüências.

Aqui vão esclarecimentos sobre os tipos de drogas mais importantes.

COCAINA

E um pó químico, de cor branca, derivado das folhas secas da COCA, planta da América do Sul.

É consumida sob a forma de pó, que é aspirado, mas pode também ser fumada ou injetada no sangue.

Pode causar a morte por ataque cardíaco, crise respiratória ou convulsões. Causa a impressão de ânimo, excitação, extroversão, pois afeta o sistema nervoso central. Após sobrevêm os sintomas desagradáveis de depressão, ansiedade, alucinações, desconfiança.

Provoca rápida dependência, um "rombo" nas finanças devido ao seu alto custo, podendo levar as pessoas a atividades ilegais. Destrói a mucosa interna do nariz, causando muitas dores, escorrimento e hemorragias nasais.

ÁLCOOL

O álcool é a droga mais difundida atualmente. É depressivo do sistema nervoso e não estimulante, como muitos supõem. A maior parte dos alcoólatras começam a beber na adolescência. Seu uso prolongado torna a pessoa repulsiva, com mau hálito, olhos injetados, fala difícil. Perdem-se os valores morais, os hábitos de higiene. a memória e o juízo ficam afetados, o indivíduo indispõe com os familiares, com amigos. com o patrão. com a sociedade, o que o leva a perder o emprego, os amigos e, freqüentemente, a família, além de correr sério risco de começar a sofrer das faculdades mentais, dos nervos, do fígado, pâncreas, estômago, etc.

O alcoolismo leva à cirrose, à intoxicação, à morte, à invalidez, à impotência, a acidentes graves. Sua cura é bastante difícil. Mesmo curado, o ex-alcoólatra é um viciado em potencial.

SOLVENTES E AEROSSÓIS

Os assim chamados inalantes são substâncias voláteis, vendidas legalmente e utilizadas indevidamente como drogas, ao serem inaladas. Tais substâncias são encontradas em produtos de uso doméstico e industrial como aerosol, gasolina, cola de sapateiro, solvente de pintura, tintas, éter, clorofórmio, laquê, esmalte de unhas, etc.

Os inalantes interferem diretamente na respiração, podendo chegar a causar asfixia e morte súbita por parada cardíaca, ao privar o cérebro de oxigênio.

Usar inalantes pode causar uma sensação de estrangulamento, tomar irregulares os batimentos cardíacos, causar danos à visão e lesão às células do fígado e à capacidade de pensar com clareza.

A pessoa que utiliza inalantes pode vir a ter comportamento violento, causado por distúrbios orgânicos e alucinações que podem surgir. Os inalantes são as drogas mais danosas ao ser humano. Seu uso prolongado causa lesões cerebrais irreversíveis.

MACONHA

Ao contrário do que é difundido, a maconha não é inofensiva ao organismo, trazendo conseqüências danosas para o corpo e para a mente. Ela vem da planta ‘cannabis sativa" e sua fumaça contém mais elementos cancerígenos que a do tabaco, sendo atualmente 20 vezes mais forte que a usada nos anos 60. A sua resina mais concentrada é o HAXIXE. Pode ser fumada, comida, mascada ou aspirada.

A maconha reduz o tempo de reação dos reflexos, torna a pessoa distraída e esquecida, confunde a noção de tempo, dificulta o pensamento e a concentração, distorce as percepções e a realidade. O individuo apresenta dificuldade no aprendizado e queda de rendimento no trabalho. Os usuários sentem falta de motivação, fadiga e apatia, perdendo o interesse pela escola, pelo trabalho, por exercícios físicos, pela família e pelos amigos. A maconha reduz o impulso sexual e causa prejuízo às funções reprodutoras. Pode desenvolver tolerância e levar ao uso de drogas mais pesadas.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto, consultar as obras:

"SALVE QUEM VOCE PUDER" e "AMOR DROGA AMOR", do autor, Presidente da Associação dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (APOMI), Capitão PAGAMISSE.

http://www.pilb.t5.com.br/drogas.htm

Nenhum comentário: